Uma das peguntas mais frequentes é sobre a comida japonesa. Eu adoro a comida japonesa, isso me torna torna um pouco parcial a esse respeito, mas nem tudo é tão bom assim, posso garantir.
Depois de quase um mês comendo aqui, sinto que já estou habituada com o sabor adocicado em tudo e o gosto do gengibre na carne. Até mesmo no Mac Donald's o tempero tende ao gosto japonês. O MacChicken que comi tinha gosto de gengibre e a batata era meio murcha e mole, porque os japoneses preferem assim.
Que os japoneses preferem as batatas murchas e moles foi uma amiga da faculdade que me contou, que para eles a batata meio mole é melhor que a crocante.
Uma coisa muito interessante é que toda comida vem separada e em pequenas porções. Nada de feijão em cima do arroz ou macarrão com farofa. Tudo vem separado, às vezes até em recipentes separados. E o caldo de galinha é terrível, pelo menos o da JICA é muito ruim. Tem gosto de caldo de galinha dissolvido na água e só, tempero de miojo com água e uns milhiozinhos no meio. Então se forem escolher um caldo, sempre optem por misoshiro, que é sempre bom.
O peixe daqui é simplesmente maravilhoso e as frituras têm um crocante inigualável. Mas já vou avisando para quem gosta de comer muita carne que as frituras vêm com uma camada de massa em volta, então as carnes fritas sempre parecem maiores do que realmente são.
A salada é sempre de repolho. Às vezes, se voce der sorte, consegue um tomate ou um pepino, mas eralmente é repolho e cebola.
Os doces são todos meio sem doce, se comparados com os doces brasileiros. Mas são extremamente bonitos e apetitosos. São verdadeiras obras de arte feitas para serem comidas. Mas para quem gosta de coisas realmente doces, certamente esses doces são meio sem graça. Agora, o sorvete é incrível. Vale a pena gastar um pouco para experimentar.
Bolos verdes têm gosto de chá verde. E aliás, tem muitas coisas com sabor de chá verde por aqui, até mesmo chocolate de chá verde eu experimentei. Tem um sabor exótico.
E o que nao falta por aqui são snacks e aperitivos. Tem para todos os gostos e de todos os sabores da culinária japonesa, isso inclui curry, nori e claro, peixe. Tem de todos os formatos e com todos os seus personagens de anime favoritos. E para acompanhar os snacks, a variedade de bebibas alcólicas é considerável. Tenho a meta de experimentar pelo menos a metade delas em 10 meses, mas com certeza vou ter que me emprenhar bastante ou não vou dar conta.
E claro, tem aquelas coisas que é melhor você nem perguntar de que é feito antes de colocar na boca, senão você não experimenta mesmo.
Mas se for para não comer, então nem compre, porque a comida é meio cara por aqui. Não é a toa que os japoneses são magrinhos feito palitos.