Aproveitando a onda do meu primeiro terremoto, que aconteceu esta manhã, aqui posto algumas fotos sobre a viagem ao Lago Toya. Esse lago é proveniente de formação vulcânica e fica ao lado do Monte Usu, uma formação vulcânica ainda em atividade. Foi um dia interessante, onde pude ter contato com um pouco do sofrimento causado pela fúria da natureza aqui no Japão.
Fico a imaginar que muito do respeito que esse povo tem pela natureza é justamente porque ela é implacável por aqui. A todo momento muda a geografia e lembra a todos que é ela que manda e não o ser humano que detém o poder sobre ela, como erroneamente os povos ocidentais costumam acreditar. Vi de perto o poder de devastação de um vulcão e foi uma sensação de insignificância perante algo muito maior. E acima de tudo, pude perceber acima de tudo o respeito que esse povo tem pelo Mt. Usu.
Gostaria que os brasileiros tivessem o mesmo respeito pela natureza que os japoneses.
A viagem em si foi muito boa e descontraída, apesar dos vietinamitas que ficavam a todo instante tirando fotos de uma amiga e pondo todos irritados. O dia estava terrivelmente quente e no fim da tarde acho até que acabei ficando com insolação porque ainda não tenho um chapéu. Mesmo assim, valeu a pena.