segunda-feira, 7 de junho de 2010

Zoo

Relembrando a época de criança, fui ao zoo... Claro, eu fui para tirar fotos para uma matéria do curso, mas sempre vem aquele sentimento de deslumbramento e curiosidade por ver animais tão diferentes do que estou habituada a ver.
Toda segunda-feira temos uma espécie de aula para observar as coisas e tirar fotos. Essas fotos são da primeira vez que fui ao Maruyama Dobutsuen. Muitos animais que ainda não tinha visto de tão perto, como girafas, lobos, grous e hipopótamos. Ainda voltei mais uma vez lá, mas só tirei fotos da anta (baku). A proposta era que escolhêssemos uma animal apenas para fotografar. Eu escolhi o baku. Diz a lenda japonesa que o baku come os pesadelos das pessoas e a má sorte relacionada a eles. Originalmente, a lenda a respeito do baku vem de uma figura mitológica chinesa, o baku-youkai, figura quimérica capaz de se transformar em uma animal semelhante a um bode com nove caudas, quatro orelhas e olhos nas costas. Acredita-se que o baku pode também devorar os maus espíritos causadores de doenças e pragas.
Não, eu não descobri tudo isso indo ao zoo, na verdade fiz uma pesquisa depois sobre o baku. O que descobri lá é que eles só defecam dentro da água, então, em zoos onde eles não tem um tanque, os funcionários têm que ficar molhando a bunda deles todos os dias para eles defecarem. Isso que é cultura!

3 comentários:

  1. Puxa, o detalhe da bunda foi fantástico, ahahaha

    ResponderExcluir
  2. E tem algum baku tipo estátua ou um omamori pra proteção ou ele só é famoso, mas ninguém usa... Porque tem estátua de Tanuki e de Neko que são usadas pelas pessoas... Enfim, só curiosidade...

    ResponderExcluir
  3. Antigamente os chineses pintavam as fronhas com desenhos do baku, ou entalhavam na cabeceira da cama. Agora, estatua, ainda nao vi nenhuma, nem omamori. Mas talvez tenha sim, eu que nao vi...

    ResponderExcluir